Archive for Março 2017

São Tulipas Senhor. São Tulipas!

O presidente da Câmara Municipal de Nelas depois de ter descoberto a forma de antecipar fundos disponíveis até final de 2017, para além do mandato que tem, descobriu a formula de "antecipar a Primavera". É o que o próprio afirma, qual "rei da internet", em diversas publicações na  página Facebook do Município. E que bonitas ficam as rotundas e os diversos jardins que receberam os mais de 6 mil bolbos de tulipas. 

Não sei se alguma "febre das tulipas" terá afectado o presidente, ou se estará a tentar obter fundos para lançar os procedimentos que visem reparar a estrada Carvalhal - Caldas da Felgueira, com buracos (em Canas de Senhorim) e em estado miserável entre Vale de Madeiros e Felgueira, com recurso a algum esquema especulativo com inspiração neerlandesa. Sei é que, em pormenores de pouco significado financeiro, é notória a discriminação gritante para com todas as localidades do concelho. Fora da sede do concelho, não há flor que se cheire. Nem mesmo em outras localidades da freguesia de Nelas.

Muitos são os recantos, do Pisão a Vila Ruiva, da Lapa do Lobo às Fontanheiras, das
Caldas da Felgueira à Urgeiriça, que em vez de serem ajardinados são abandonados. Os que em melhores condições já se encontram são os que são escolhidos para ser ainda assim melhorados. Na "regeneração urbana" a política é a mesma. "Requalifica-se", de forma manhosa, o que menos precisa de intervenção. Sempre na sede do concelho esquecendo todas as outras localidades de todas as outras freguesias (onde estão as ARUS para Santar, Canas de Senhorim e Caldas da Felgueira?). Um modo de actuar que parece que voltou em força. O à vontade é tanto que se afirma que as tulipas "dão à Vila um toque florido e colorido onde dá gosto passear e apreciar o resultado" e remata com um "Nelas Vive a Primavera" e, ainda por cima, em antecipação. 

Nos outros sítios que se passeie sem gosto. Nas restantes freguesias o destino é o abandono, o mesmo que os parques infantis tiveram ao longo de todo o mandato No restante concelho, se gosta da Primavera, de toques floridos e coloridos não tem outro remédio senão esperar pelo 21 de Março e deslocar-se à loja mais próxima para comprar as suas flores favoritas.

Comentários

Mentir, mentir, mentir.

O actual presidente da Câmara Municipal de Nelas tem uma especial propensão para recorrer à mentira para justificar as suas opções que, muitas vezes, se mostram erradas.

Passados três anos e meio de ter tomado posse, continua a chutar para o anterior executivo as culpas da sua inacção em muitos aspectos. O ambiente é um deles.

Depois de ter desistido de construir uma ETAR com financiamento aprovado de um milhão de euros (€1.000.000), para tentar resolver um problema que não é da Câmara Municipal e que irá, muito provavelmente, constituir um elefante branco de proporções significativas, com custos de funcionamento e manutenção que irão implicar subidas espectaculares no custo da água, vem agora, a meio ano das eleições, apresentar "obra" no valor de cento e cinquenta mil euros (€150.000) para requalificar trinta (30) ETAR's do Concelho. 

Se o presidente acha que este investimento diminuto vai resolver o problema de saneamento de muitas localidades há uma pergunta que tem de lhe ser feita: porque razão só agora, e não em 2013 ou 2014, é que estas obras são feitas?

Acresce que estes 150 mil euros, pagos pela ENDESA, algo que só desqualifica a Câmara e esta empresa, mais não são do que mera cosmética. O que está a ser feito é colocar um murete, uma vedação e uma limpeza da vegetação. É como se alguém estivesse a mudar de roupa mas não tomasse o muito mais importante banho nem mudasse a roupa interior.

Borges da Silva é um propagandista mor. Um fulano que não se coíbe de dizer publicamente (e pelos vistos não é a brincar) que "como é licenciado em direito é especialista em tudo" e que portanto acha que pode instruir técnicos da autarquia de como tudo se faz. Os resultados são e serão trágicos. 

O Presidente da Junta da Lapa do Lobo, corajosamente, acusa o presidente da Câmara, e bem, de passados três anos nada ter feito naquela freguesia que beneficie as populações. Dá o ambiente como exemplo. Dá bem porque só o dinheiro gasto no mercado de natal deste ano dava para construir um equipamento para tratar esgotos dessa freguesia.

Borges da Silva, que defende em círculos mais fechados, que "a Lapa já tem a Fundação e portanto não precisa de mais nada", vem mais uma vez recorrendo à mentira, dizer que já há ETAR's aprovadas e que estarão prontas em 2017. Nada mais falso. As ETAR's estão efectivamente aprovadas pelos Fundos Comunitários mas as mesmas ainda nem projecto aprovado pela Câmara têm. Quando Borges da Silva diz que "estão em fase de contratação", mente. Quando Borges da Silva diz que as vai "concluir antes do final do mandato", mente. A evidência dessa mentira pode ser consultada no sítio do POSEUR.


Mente às populações e mente à Câmara e aos seus vereadores. Mente e mente reiterada e despudoradamente. Como se pode ver pelo quadro retirado do site as datas indicadas para terminar as diferentes operações são, para todas, 2018. Se somarmos os atrasos entretanto verificados (muito especialmente na ETAR III de Nelas) podemos aferir da "verdade" do sr. presidente.

Mente também quando diz que as obras referentes às contrapartidas de Girabolhos, tábua de salvação do seu espúrio mandato, já que gasta todo o dinheiro que tem disponível em festas, propaganda e avenças, têm de ser concluídas até final de 2017. Mentira pura. O que Borges da Silva quer é instrumentalizar os dinheiros da ENDESA para fazer campanha eleitoral. Para isso é essencial que as obras sejam gastas até final de Setembro. Só para isso, para a propaganda que lhe é tão querida, é que isso é essencial. Para a ENDESA nada disso existe. As obras nem sequer têm de começar em 2017. Mais importante do que ter obra até Setembro de 2017 é que elas sejam bem projectadas, planeadas e executadas, sem pressas impostas por calendários eleitorais. O Concelho e as pessoas ainda cá estarão em Outubro de 2018.

Sobre , , , , , , | Comentários
Com tecnologia do Blogger.

Procura

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.