Propaganda Associativa

Andam para aí uns rumores de que a ENDESA não pagou uns subsídios que se tinha comprometido a pagar às Associações do Concelho. Quem as anda a espalhar apenas quer passar culpas próprias para terceiros. Acreditará quem quer. Trata-se apenas de mais um episódio de sacudir a água do seu capote, da sua Câmara, para terceiros que não têm qualquer responsabilidade.

Quem quiser ir ler a acta da Reunião de Câmara de 13 de Julho de 2016 pode ler, claramente na página 43 e seguintes, o que se passou. Dizia o presidente da Câmara:
...Além deste investimento líquido para o Município de Nelas de 1,5 milhões de euros em obras, este valor pode chegar aos 2 milhões de euros em função de duas variáveis que também estão expressas ali no Acordo, que é o cumprimento da DIA – Declaração de Impacto Ambiental, implicar um valor inferior àquele que está projetado pela própria Endesa, que são 2 milhões de euros. Portanto, no Município de Nelas foi o caso da pavimentação do arruamento que foi aberto entre a Póvoa dos Luzianes e a margem do Rio Mondego, cerca de 500 metros. E do lado de Seia, cerca de 5 kms de pavimentação de um arruamento que foi aberto. Presumiram os Municípios que daí ainda se possa libertar, para os quatro, no mínimo mais 1 milhão de euros porque não serão necessários 2 milhões de euros para acabar de cumprir a Declaração de Impacto Ambiental, o que dá mais 250.000,00 euros para cada Município. Além disto, foi pedida uma informação ao Ministério das Finanças se as obras a serem efetuadas pela Endesa se: 1.º - a que taxa de IVA é que estavam sujeitas e se a Endesa podia deduzir o IVA, sendo que, no caso de deduzir o IVA, o IVA seria neutro. Sendo neutro, acrescia aos 1,5 milhões de euros mais o valor do IVA. É o que está previsto também no acordo. Tudo conjugado, o acordo, se a Endesa poder deduzir o IVA das obras e se a Endesa não gastar mais de 1,5 milhões de euros no cumprimento da DIA, este valor de obras líquidas a realizar pela Endesa e a transmitir depois para o Município de Nelas, pode chegar a um valor próximo dos 2 milhões de euros.....
Portanto havia um desejo forte, um whisful thinking, um tomara que chova três dias sem parar, para a ENDESA dar mais 500 mil euros à CM de Nelas. Para que seria esse dinheiro "extra"? Segundo o ilusionista, para entregar às Associações do Concelho em forma de subsídio. Isto decidido não pela maioria da Câmara mas, discricionariamente, pelo cacique como lhe conviesse. Desta forma poderia igualmente fazer promessas, campanha e libertar recursos próprios da CM (que deveriam servir também para apoiar o que deve ser apoiado) para outras coisas. Parece que o dinheiro "extra" não chegou e a tal promessa feita aos dirigentes associativos, na altura amancebados para ameaçarem vereadores na reunião, não se concretizou. Não foi por falta de aviso. 

Bastaria ver a seguinte imagem, com as obras propostas inicialmente, para verificar a vigarice que se vendeu às Associações. 
Já agora, estão a ver quais foram as obras que a ENDESA pagou? Agora vejam lá o que é que a CM de Nelas andou a pagar e a fazer nos últimos anos com o dinheiro dos seus impostos (o actual "assessor/chefe de gabinete" concordou na altura que a sua Freguesia recebesse zero euros)


Quanto ao que eu defendia que deveria ter sido feito fica a acta (expurgada da má educação do presidente que essa era sempre cortada pelo próprio).




Relembro que na altura o cacique fez distribuir um comunicado, pago com o seu dinheiro, pejado de mentiras, onde acusava os vereadores da oposição (todos menos ele e a vereadora) de serem contra as obras e serem contra o dinheiro para as Associações. Mais uma vez recorre-se à mentira para sacudir a água do capote. Um clássico neste tipo.
 

Bookmark the permalink. RSS feed for this post.

Leave a Reply

Com tecnologia do Blogger.

Procura

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.