(Falta de) Transparência e Modernidade

O executivo da Câmara Municipal de Nelas continua a sua senda de afundar o concelho.
Escapa a propaganda, desiderato do executivo e do seu presidente, para escamotear os desastrosos resultados que, mais cedo ou mais tarde aparecerão com grande estrondo. Neste esforço de tudo mascarar nada escapa e, se preciso for, até as crianças e as suas escolas são vergonhosamente postas na fila para dar ósculo ao roliço edil e produzir umas fotos a transbordar “magia natalicia”. E é se querem subsídio a que têm direito!
 
Esta semana saiu um relatório sobre a presença dos Municípios na Internet - Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais 2019. Este relatório inscreve-se num conjunto de estudos conduzidos pelo GÁVEA – Observatório da Sociedade da Informação, da Universidade do Minho, desde 1999. A décima edição apresenta os resultados correspondentes a 2019 e conta com a participação da Unidade Operacional de Governação Eletrónica da Universidade das Nações Unidas (UNU-EGOV) e da Agência para a Modernização Administrativa (AMA).
 
São analisados quatro critérios:
  1. - Conteúdos: Tipo e Atualização”; 
  2. - Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Utilização; 
  3. - Serviços Online; e 
  4. - Participação.
Ora o Municipio a que umbiguista edil chama “o Centro do Centro”, também aqui, não consegue melhor que estar nos piores 14% municípios portugueses. Se a referência for o Distrito de Viseu, o Município de Nelas, não consegue estar sair dos 25% pior, quedando-se na 18º posição (em 24).
Isto é provavelmente intencional pois quanto mais complicado for o acesso a documentos e informações (as relevantes, não a ilusões em forma de notícia) mais facilmente haverá interrogações e contraponto à propaganda do regime e, só quer isso quem tem confiança em sí próprio e acredita na democracia (mesmo que não seja ele a mandar). 
 
E estes resultados saem depois de a Câmara ter pago e lançado um novo website que deveria melhorar os resultados neste índice. Se calhar é porque “Nelas vive” no obscurantismo e um retrocesso.

Bookmark the permalink. RSS feed for this post.

Leave a Reply

Com tecnologia do Blogger.

Procura

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.