Viajar

Não será muito usual mas o ano de 2020 trouxe ao de cima a solidariedade individual e intergeracional de todos os portugueses e, portanto, enquanto esperamos, lá mais para Outubro, pela festa de não encerramento do balcão de Canas de Senhorim do Totta, tenho de voltar a elogiar o único é total responsável por tudo de bom que acontece na freguesia - o seu presidente de Junta, Luiz (com z, à espanhola) Manuel Abranches Pinheiro. Como o próprio nos informa tudo o que possa ser considerado menos bom é obra de “pequenas divisões, desautorizações e ódios”, que o próprio, ainda não totalmente omnipotente, não consegue evitar aos malvados que ainda por aí teimam em andar. 

Na Assembleia de Freguesia de Junho de 2020, juram alguns dos eleitos, o nosso Ulisses de pechisbeque anunciou que este ano, devido à pandemia, “não haveria Viagem Medieval”. 

Entretanto, arguto, e quem sabe se com receio de ser ultrapassado em protagonismo por gente de Canas mais jovem, parece que voltou atrás na decisão e sempre teremos uma Viagem em versão reduzida como a pestilenta COVID19 nos impõe. 

Certo é que já endereçou pedido à Câmara Municipal de Nelas para que esta entregue 7.000€ para as despesas. Pede-se dinheiro (e muito bem) para “3 ou 4 pontos de animação com as Associações que quiserem também estar presentes”. É sempre bom, neste contexto difícil para todos, que as Associações de Canas, as que tornam a Viagem significativa e exequível, possam ver repartidos 7.000€ para apoio as suas diversas actividades.  Certamente que será isso que acontecerá e imagino que já se terão iniciado os contactos para proceder à parca animação das ruas e distribuir o apoio que a CMN cederá. 

Quando assim for terão de cessar de vez as ignominiosas insinuações de que a Viagem Medieval é uma espécie de porta giratória financeira, de onde saem dinheiros públicos para uma espécie de associação unipessoal distantes e sem qualquer controlo e, depois de feita a festa, algum reentraria em escuros, fundos e próximos bolsos privados que escondem e gastam o que é de todos. 

Como não é isso que está em causa, temos de dar os sinceros parabéns e desejar uma boa Viagem Medieval a todos. Que a mesma seja coincidente com a festa de não encerramento do balcão bancário. 

Bookmark the permalink. RSS feed for this post.

Leave a Reply

Com tecnologia do Blogger.

Procura

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.