Canas & Senhorins

Para quê um “blogue” sobre Canas de Senhorim?

Muito se vem falando do Futuro de Canas pelos cafés, à volta do borralho, em encontros um pouco por todas as esquinas. Mas nunca o debate foi livre de preconceitos e produtivo nas suas consequências.
Este espaço democrático e imaginativo é promovido por um grupo de jovens de Canas que assim pretendem acrescentar algo a esta reflexão, sobretudo pensando que eles serão os grandes actores do Futuro da nossa terra.
Neste grupo há gente a favor da ideia de um Concelho de Canas, outros contra e, ainda, um grupo significativo sem opinião solidificada. Numa coisa estão de acordo: o debate deverá ser sério, edificante e sempre com os olhos postos nos dias que estão para vir. Para além desta questão que tem aquecido os ânimos da nossa gente, pensamos que este blogue poderá servir como espaço de identificação de problemas e procura de soluções; competindo aos que ocupam, de momento, responsabilidades públicas retirarem daqui ensinamentos positivos.
A todos os participantes deste blogue, Fórum da nossa alma Canense, pedimos decoro, elevação e sentido prático na vossa participação.
Estão abertas as portas sem “pisões”!

Bookmark the permalink. RSS feed for this post.

8 Responses to Canas & Senhorins

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Parece-me uma boa ideia.
    Existe, sem dúvida, algum receio em falar abertamente desta questão e das opções que pretendem conduzir-nos a um objectivo final quase unânime.
    O Movimento de Restauração parece que não entendeu que dando voz a diferentes opiniões respeitando-as só pode fortalecer esta luta que se quer breve e com sucesso para o bem da nossa terra.
    As altitudes absolutistas e autistas por vezes assumidas só contribuem para que os não radicais (que são muitos) se afastem de algumas altitudes pouco dignas perpetradas e consequentemente da luta nos moldes em que por vezes é feita. Escorraçar quem não está totalmente de acordo não será nunca solução para Canas. Tal só contribuirá para por termo à luta que não pode ser feita sem o apoio total de Canas e de todas as povoações que integrarão o seu futuro concelho.
    Os meus parabéns pela iniciativa

    Canas a Concelho

    ResponderEliminar
  3. Antes de mais os meus parabéns pela iniciativa. Já era tempo de começarmos de novo a discutir o futuro da nossa terra, emitindo aquilo ,que de facto, achamos ser o melhor para ela. Independentemente da opinião de cada um! Penso eu que é aí que reside o verdadeiro espirito democrático, aquele que certos senhores, certo dia, acusaram alguém de não ter, apelidando-o de facista!
    Mas afinal quem é, ou quem são, os facistas no meio desta história toda? Não serão aquelas "almas iluminadas" que não aceitam opiniões diferentes, e quando alguém tem a coragem de a emitir, sofre represálias por parte desses "defensores democráticos". Chega de repressão e perseguição! Basta de Hipocrisia!!! Vamos elevar o espirito democrático ao mais alto nivel! Vamos promover o debate saudável! Só ouvindo e respeitando a opinião de cada um é que Canas poderá evoluir...

    ResponderEliminar
  4. Já lá vão uns anos kd vim pra Canas, mudar de uma cidade ainda k pekena, pra uma vila, foi um bokado estranho, mas as pessoas kom kem me vim a relacionar, o ambiente, os custumes, tudo iso fez c k fikasse a ter um carinho especial por esta terra! E talvez por isso fico surpreendida pela maneira como estão a levar esta luta. Se por um lado a contestação tinha fundamento, pk todos sabemos k são de facto prejudicados, por outro as formas de luta utilizadas actualmente, estão a acabar com a razão de luta!!!
    Como kerem mostar ao país a união se isso não aconteçe dentro de Canas! Há k saber respeitar os outros, e as diferenças de opnião! Só assim podem conseguir algo! --CHICA--

    ResponderEliminar
  5. “E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos para fazerem guerra àquele que estava montado no cavalo, e ao seu exército.” (Apoc 19:19)


    Nem sei que diga, mas tenho que dizer algo!
    Não porque queira, mas a mesma força que me levou a fazer algo por esta minha terra, agora parece querer rebentar-me o coração e a alma. Por ver, esta Canas de Senhorim parece voltar para o passado. Não no que diz respeito a infra-estruturas ou desenvolvimento mas em relação ao pensamento ou aos aspectos culturais… Vejo hoje o Clero e a Nobreza de outrora numa aliança contra a Burguesia e o Povo!...
    Que me desculpem o Clero e a Nobreza, por muito que queiram ou não, na criação do concelho de Canas de Senhorim quem está a perder é o Povo. Aquele que se levanta para trabalhar cedo porque tem de sair da terra para ganhar o pão, não vi o Clero e a Nobreza quando a Vila mais industrializada da região centro perdeu todos os seus postos de trabalho apoiando o Povo na sua luta por novos postos de trabalho. Se calhar não tinha que ver!
    Um Povo que vê as suas associações serem vítimas de ostracismos por quem tem obrigações apoiar. Um Clero e uma Nobreza que rejubila pelas migalhas da “ceia real” que dão ao povo e é impiedosa com os que queriam a sua justa parte.
    Vejo um Clero e uma Nobreza que querem estar sempre no lado do mais forte, pavoneando-se num arriscado equilíbrio entre as vitórias do Povo e as demandas do Rei.
    Mas não quererá o Clero e a Nobreza de Canas de Senhorim mandar nas suas terras? Ou quer continuar a beijar o anel do Rei e do Regedor esperando que as suas “farpas” ao Povo lhes tragam benesses?
    Que me desculpem o Clero e a Nobreza de Canas de Senhorim, mas nós somos um povo que sofre e também esperamos que nos proponham soluções. Que me desculpem do fundo do coração o Clero e a Nobreza mas ainda não vi uma proposta construtiva por parte dos que querem o Concelho.
    Numa luta os danos colaterais são tristes, mas inevitáveis. A luta deste Povo vem muito mais da razão do que do coração, logo nunca poderá ser morto.
    Mas ao Povo também se pede que não ande “numa caça às bruxas”, que esta nossa luta pelo concelho não é pecado, porque muito acima das instituições está Deus e a Igreja, está o outro que sofre, as crianças e o seu futuro, os idosos e os doentes. O Clero moderno deveria estar mais atento àquilo que realmente faz sofrer o seu povo. Um clero que ajude a igreja das pessoas, não dos templos em pedra, que promova um desenvolvimento justo dos povos sem dramas mas com firmeza, nem que para isso se tenha de ser politicamente incorrecto…
    Mas acima de tudo, quem for realmente a favor do concelho de Canas, que pegue nas “armas”, cada um com a sua e seja ela qual for, e direccionem para o objectivo único que é a independência.

    Cingab Concob

    ResponderEliminar
  6. Com este espaço de debate estamos todos de Parabéns
    Bem-hajam!

    ResponderEliminar
  7. Penso que um espaço desta natureza vai permitir que o debate saia livremente ocupando as ruas do Rossio até ao Paço. Até agora a versão oficial sobre o que se passa em Canas era do "movimento", mal interpretada por elementos um pouco mais alterados, que nos envergonharam a todos com os seus cartazes e manifestos...
    Para esta batalha que se adivinha longa, contamos com todos! Este deveria ser o nosso segredo, uma união que transcenda ideologias, juntando aqueles que realmente querem um Futuro para Canas e estão dispostos, generosamente, a aplicar as suas energias no bem comum.
    A diversidade das ideias não nos divide, antes nos une.
    Saibamos dar um exemplo genuino de elevação democrática aos nossos "vizinhos", provando, na prática, a nobreza das nossas atitudes.
    O tempo dos "caceteiros" acabou! Não tem mais lugar no século em que vivemos. Medo, ameaças e palavras veladas, devem ser banidos do nosso vocabulário de combate, claro nos seus objectivos: Queremos ser Concelho! Um Concelho para todos e não só para alguns.
    Para isso o segredo é trabalhar em colectivo, reunindo vontades e desenhando Futuro. Uma vida autárquica saudável é aquela que é participada por todos os cidadãos. Sabe-se bem, aqui pelos nossos lados, que aquele que mais se amofina é que leva com os Pisões em devida altura.
    Vamos serenar, pois.

    ResponderEliminar
  8. Este blog penso eu na minha modesta opnião não serve só para exprimir opniões mas tb ajuda ao confronto de ideias a liberdade de expressão, agora quando leio comentários onde o movimento de restauração do concelho de Canas de Senhorim é acusado de autisto e de persiguições pessais acho que quem escreve isso não deve saber o que é lutar por ideias sacrificar-se em prol de algo maior que a sua medíocre "vidinha" que leva, Canas de Senhorim bem como a maioria das pessoas estão fartas desta situação querem ser livres do poder usurpador de cmNelas deste acólitos e caciques que poliferam em Canas de Senhorim.
    Estamos Fartos, ou estão connosco ou contra nós e não venham com teorias de caminhos diferentes , trabalhar na sombra , pergunto será a sombra do Zé? Basta, chega, estamos fartos. Só quando Canas for Concelho é que se irá ver quem tem razão. Viva o concelho de Canas de Senhorim , Força Movimento de Restauração do Concelho de Canas de Senhorim.

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.

Procura

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.