Parques Infantis

Logo em 2013 quando fui eleito (na lista de Borges da Silva) foram identificadas várias questões a necessitar de intervenção urgente. Na primeira Assembleia Municipal em que participamos enquanto eleitos apresentámos uma lista onde era importante intervir e onde constavam ineficiências nos parques infantis do Concelho. 

Pouco tempo depois solicitei aos serviços técnicos da Câmara que fizessem um levantamento do estado de conservação dos parques infantis, estudo esse apresentado em reunião de Câmara e que confirmava (em 2014) a urgência de intervenções para habilitar estes espaços ao uso a que estão destinados. A maioria dos espaços nem seguro de responsabilidade tinha e a grande maioria não cumpria as exigências legais. Muitos tinham equipamentos degradados, madeira partida, etc., que os tornavam perigosos para serem usados. Logo na altura tentei sensibilizar o presidente para a urgência da intervenção mas - na altura o discurso que defendia era o “não há dinheiro” (e não havia muito) e portanto as reparações foram ficando por fazer. Várias vezes lhe fiz sentir que, não avançando as obras, seria necessário encerrar alguns dos parques por questões de segurança. A realidade é que o problema foi sendo empurrado no tempo, aparentemente para as calendas. O dinheiro ia aparecendo para coisas muito menos importantes (um parque de caravanismo, por exemplo) mas para os parques infantis nada. 


Este assunto é um dos que tem sido recorrentemente abordado por diversos actores - falaram nisso as diversas oposições (neste e no mandato anterior), falaram cidadãos em reuniões de Câmara e falaram deputados municipais na Assembleia. Pese embora isso tudo, hoje, em Maio de 2019 (volvidos que estão 6 anos) tudo continua sem resolução e os parques infantis degradam-se ainda mais. Nem parques novos, nem antigos reparados. 

Esta situação priva os cidadãos do concelho de infraestruturas essenciais e pode até colocar em risco a saúde de outros. Entretanto a ASAE encerrou alguns destes equipamentos (tendo o executivo, faltando à verdade, tentado dizer que a iniciativa era sua) mas nem assim o problema se soluciona. 

Há uns meses foi aprovado um empréstimo de mais de dois milhões de euros que, entre as justificações, serviria também para requalificar os parques. Acontece que o dinheiro gastou-se e os parques ficaram na mesma. Parece que no Concelho parque para brincadeiras só mesmo o que a imagem documenta. Um parque caríssimo onde só alguns “brincam” mas que todos pagamos.

Bookmark the permalink. RSS feed for this post.

Leave a Reply

Com tecnologia do Blogger.

Procura

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.