Ode às Origens - #JeSuisCanense

Hoje de manhã dei com um excerto de um despacho de arquivamento de um processo judicial no mural do "Face" do Manuel Henriques. O excerto era o seguinte:


Trata-se de uma deliberação de arquivamento de uma queixa feita por Manuel Marques sobre o bloqueio de utilizadores e remoção de comentários na pagina do "Face" do Município de Nelas. A Procuradoria de Viseu, pelos vistos, não encontrou evidências de que isso acontece.

O presidente da Câmara, ao estilo de quem vai a 200 km/h na auto-estrada, diz que nunca deu conta e desculpa-se com o "motorista". O "motorista" em causa, seguramente bem instruído, entre outras pérolas, assegura que o Facebook da Câmara Municipal de Nelas tem filtros automáticos que impedem os cidadãos de publicar comentários quando contenham "palavras ofensivas". Parece-me uma óptima decisão, como é obvio. Não queremos palavras insultuosas no nosso perfil e muito menos no da Câmara de Nelas. O perfil do "Face" da Câmara de Nelas não tem de ser como as suas reuniões onde o presidente insulta tudo e todos, chama "burros", "asnos", "porcos", entre outros mimos, a vários vereadores. 

Mas quais são as palavras "insultuosas" que existem no tal filtro automático e que obrigam cidadãos a expressar a sua opinião "educadamente"? Segundo o responsável são:
  • Mentiroso;
  • Aldrabão;
  • Energúmeno (serão os três principais adjectivos que os internautas do "Face" chamam ao presidente da Câmara?);
  • Índio e......
  • Canense 
Isso mesmo, Canense. Na Câmara de Nelas, Canense é considerado um insulto

Esperam-se agora, nesta altura tão profusa a tal, pelos comunicados do presidente da Câmara, do Presidente da Junta, do Movimento, etc. para nos explicar hipocritamente que  "são tão de Canas como de Nelas" e que este lapso freudiano afinal não o é.

Exige-se um pedido de desculpas público claro e objectivo do presidente da Câmara rapidamente, como se exige que a Junta de Canas de Senhorim o exija rapidamente. Essa exigência já devia estar feita e publicada no "Face", no site da JFCS (e um pedido para publicação ao Nelas Obscura). Mas, como nestes sítios são mais propensos a publicar textos onde insultam cidadãos da Freguesia, talvez até estejam de acordo com as políticas do "Face" do Município de Nelas e contentes com esta explicação. 

Ter orgulho nas suas origens, desejar o que consideramos o melhor para ela, é algo que devia ser valorizado, especialmente por autarquias e outros órgãos políticos que vivem da participação cidadã. Essa valorização só pode trazer benefícios ao colectivo. Neste Concelho já todos sabemos que assim não é, aqui o centralismo doentio é lei, mas o grau de desconsideração, de insulto, é tenebroso. Este pequeno detalhe demonstra de forma simples o grau. Naturalmente que a culpa é do "motorista". 

Bookmark the permalink. RSS feed for this post.

Leave a Reply

Com tecnologia do Blogger.

Procura

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.